top of page

On The Rocks // Análise

  • Foto do escritor: Pedro Mendonça Santos
    Pedro Mendonça Santos
  • 2 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Realizadora // Sofia Coppola

Ano // 2020

Género // Comédia

Classificação // 7,8:10


"Para momentos complicados,

um filme simples vem mesmo a calhar."


A mais recente produção dos estúdios A24 dirigida por Sofia Coppola conta com a participação de Bill Murray e Rashida Jones nos papéis principais e é um filme que poderá ser visto no serviço de streaming da Apple, Apple TV+.


Esta longa-metragem conta a história de Laura (Rashida Jones), uma escritora que enfrenta uma fase de bloqueio criativo ao mesmo tempo que suspeita que o seu marido poderá a estar a trair. Para a ajudar a descobrir, Felix (Bill Murray), seu pai, leva-a numa aventura bem humorada, meiga e ternurenta.


Admitindo logo de início a minha admiração pela produtora A24, posso dizer que as expectativas eram altas e mesmo assim este filme não desaponta.


É, sem dúvida, um filme bem simples na sua narrativa e bem sucedido no que se propôs por dois motivos: primeiro, Bill Murray e a sua representação sensacional - a naturalidade e charme na sua performance é soberbo; segundo, o diálogo excelente, sem momentos de “arrasto” ou perda de tempo. A simplicidade dos diálogos e situações fazem que este filme passe a voar e nunca perca o interesse.


Bill Murray, como já dito anteriormente, está espontaneamente fantástico e rouba qualquer protagonismo que Rashida Jones poderia ter nesta produção. Sofia Coppola faz o ator brilhar mais uma vez, ao nível de 'Lost In Translation'. É evidente que o personagem de Felix foi escrito especialmente para Bill Murray e não há absolutamente nada a realçar de negativo na sua performance. Para Rashida Jones nunca houve um momento que fosse de acentuar negativamente; está igualmente muito bem e consegue sobrelevar a dinâmica dos personagens sem dificuldade.



De salientar que a cinematografia por Philippe Le Sourd está absolutamente deslumbrante e faz esta produção merecer uma classificação superior apenas pela qualidade dos seus planos e do cuidado pela iluminação. É um doce para os olhos.


Num momento em que os cinemas estão a meio gás e algumas produções acabam por ser disponibilizadas em serviços de streaming, 'On The Rocks' é um filme que cai muito bem num domingo de chuva à tarde no conforto de casa e, apesar de ser uma obra que não passou pelas salas internacionais, o talento e a qualidade não foi negligenciada.


Comments


bottom of page